SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas

SPDA – “Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas”, é um sistema de proteção contra raios que tem como objetivo escoar para o solo a descarga recebida, no caminho mais curto e mais rápido possível os raios que eventualmente atinjam a edificação onde estão instalados. Desta forma, o principal objetivo de um SPDA é a proteção patrimonial e como conseqüência garantir a segurança das pessoas. Apesar disso um SPDA nunca poderá garantir uma proteção 100%, uma vez que se trata de um evento da natureza que o homem não tem controle. Aliás, como todos os eventos da natureza, a única coisa que o homem pode fazer é agir preventivamente.
A KPI Engenharia preocupada com essas considerações oferece em seu portfólio de serviços o projeto de Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica - SPDA, levando sempre em consideração os conceitos citados da NBR 5419.

 

1/2

Por que comprar um projeto de SPDA?
Conforme exigência da NR 10 (Norma regulamentadora do Ministério do Trabalho) item 10.2.4 item b, exige que todas as empresas tenham disponíveis as documentações de inspeções e medições do sistema de proteção.
Outro fator de interesse para empresa contratar um projeto de SPDA, é que para a concorrência de instalação realizada com a existência de um projeto, reduz significativamente os custos de aquisição, pois facilita a equalização técnica e comercial das propostas, minimiza a necessidade de retrabalhos por erros na instalação e não exige uma empresa instaladora com grande “know how” em SPDA.
* A necessidade do atendimento desta NR-10 pelas empresas se trata de um objeto de Lei e, que por isto deve ser cumprida para que não venham ser prejudicadas pelas punições que este Órgão Oficial (MTE – Ministério do Trabalho e Emprego) estabeleceu através da ementa que incluíram no Anexo II da NR-28 – Fiscalização e Penalidades, com a publicação da Portaria nº. 126, em 3 de junho de 2005, na Seção 1, do Diário Oficial da União – DOU, determinando por meio desta as respectivas infrações pelo não atendimento do que dispõe nos subitens da NR-10.